quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Quarta Festa do Carro de Boi de Dom Viçoso motiva uma tradição mantida pelos moradores




Abertura dos desfile com música raiz

O  carro de frente do desfila carregando a imagem  de Nossa Senhora  Aparecida

Desfile dos carros de boi dentro  do Distrito




Desfile dos cavaleiros

Chegada dos carros de boi na praça

Eduardo Ribas entrevista  José de Lima

Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Apresentação do grupo SATORAG
  

O distrito de Dom Viçoso fica localizado próximo a Serra do Brigadeiro no município de Ervália, um povoado tranquilo, onde os moradores têm como fonte de renda a agricultura familiar. Ontem (12), acordaram com os ruídos das rodas e o cantar que parecia não ter fim. A alvorada anunciava a chegada da Quarta Festa do Carro de Boi do povoado. Milhares de pessoas acompanharam o desfile de 4 km que saiu da casa do Sr. Juca e seguiu até o distrito. Algumas pessoas pegaram carona nos carros de boi, outros acompanharam a cavalo ou de moto.

Para o idealizador do evento José de Lima, a festa tem o intuito de reunir as pessoas ausentes e presentes da comunidade, manter a tradição e motivar as gerações vindouras. De acordo com ele participaram do desfile 45 carros de boi, acompanhado de 80 cavaleiros e 52 motoqueiros. ”Essa festa é feita pela comunidade, eu sou apenas um intermediário, cada pessoa fez uma doação. Ver tudo dando certo é muito bom, receber esse carinho me emociona, dar força pra gente continuar”, diz José de Lima.

O progresso foi deixando para trás, velhos costumes do nosso povo, mas em Dom Viçoso a profissão de carreiro vem sendo preservada. Segundo o carreiro Alcides dos Reis, ele começou na profissão desde criança, ajudando o seu pai nos trabalhos na agricultura e sente muita alegria em participar desse desfile em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida . A tradição familiar continua com seu filho, que também é apaixonado pelo carro de boi. Ele nos explica como é guiado esse carro.

- “Como qualquer outro veículo, o carro de boi também precisa de um motorista, no caso esse motorista é chamado de carreiro que vai dentro do carro, com uma vara comprida com um prego na ponta conhecido como ferrão. Com esse ferrão ele cutuca o boi que está fazendo corpo mole, ou o boi que está indo na direção errada, e os bois obedecem, ”disse o carreiro.

Após o desfile os carros de boi ficaram estacionados na praça do distrito e os participantes se reuniram para assistirem a Santa Missa com o Pe. Lindomar e dançaram ao som do grupo “os Pimentas” da cidade de Embu das Artes (São Paulo). A festa foi animada pelo locutores Julinho Brasil e Eduardo Ribas.  

Um comentário:

  1. muito boa esta festa! na proxima estarei participando se Deus quiser! Daniel Tristão Itapevi sp abraso!

    ResponderExcluir