Cerca de 300 produtores participaram, no dia 19 de abril, do 11º Encontro Intermunicipal de Cafeicultores em São Francisco do Glória, Zona da Mata mineira. O evento foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a prefeitura. O objetivo foi incentivar a melhoria da qualidade do café produzido na região e a troca de experiências entre os produtores.
O diretor Técnico da Emater-MG, José Rogério Lara, esteve presente e ressaltou a importância do encontro para os cafeicultores. “Além da troca de experiências, o evento serviu como orientação para os produtores buscarem a qualidade do produto, já que o consumidor está cada vez mais exigente”, afirma.
José Rogério ministrou uma palestra sobre as “Perspectivas do Mercado de Café”. O coordenador técnico da unidade Regional da Emater-MG em Muriaé, Ricardo Tadeu, falou sobre a “Qualidade do Café e Exigências do Mercado”. Os participantes também fizeram uma visita técnica à uma propriedade certificada e foram instruídos quanto à importância da qualidade do produto, a gestão adequada da propriedade e a certificação do café.
Atualmente, a empresa atende cerca de 450 cafeicultores do município. Um deles é Walace Ferreira, que há três anos passou a exportar café para a Suíça, Finlândia, Suécia e Estados Unidos. Segundo ele, isso só foi possível porque a sua propriedade é certificada.
v
Nenhum comentário:
Postar um comentário