A inauguração da mais nova unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no município de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, será realizada, nesta quarta-feira (27), com a presença de autoridades locais, do reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, e dos secretários de Estado, Danilo de Castro e Narcio Rodrigues.
Em funcionamento na Escola Estadual Sebastião Silva, conhecida como Polivalente, a unidade, que abriu suas portas para a primeira turma em abril deste ano, oferece o curso de Pedagogia. A expectativa é de que ele se consolide na região para uma possível oferta futura de outros cursos.
Histórico
A inauguração oficial da unidade local da UEMG está incluída na programação de comemoração dos 157 anos de emancipação político-administrativa do município de Leopoldina. Há atividades previstas até 28 de abril para a celebração da data, como entrega de obras concluídas pela prefeitura aos cidadãos e apresentações artísticas
A cerca de 230 km de Belo Horizonte, o município está localizado na região da Zona da Mata mineira e conta com pouco mais de 50 mil habitantes. Seu estabelecimento como município remonta ao século XIX, quando o ciclo do ouro já se tornara decadente e áreas férteis para plantio passaram a ser demandadas pela cultura cafeeira que se estabelecia. Também naquele século a cidade contava com o maior contingente de escravos de Minas Gerais. A cultura do café introduziu também os imigrantes europeus interessados em explorar a terra. Atualmente, a pecuária é a atividade econômica mais promissora da região.
v
Nenhum comentário:
Postar um comentário