Ela é a base para muitos pratos da culinária mineira. E com o aumento no preço da carne bovina, as vendas da carne de porco subiram 20% nos últimos meses.
No açougue quase ninguém dispensa. A carne de porco faz parte da cultura gastronômica de Minas Gerais. Não é a toa que o estado é o que mais consome o produto no Brasil. Cada mineiro come, por ano, 21 quilos - quase duas peças.
Tradição que nos últimos anos também virou sinônimo de economia. De janeiro a dezembro de 2010, segundo a Associação dos Suinocultores de Minas Gerais, o preço da carne bovina subiu 25,51%, já o aumento na carne de porco foi bem menor: 14,86%. Com isso, o mercado também se adaptou.
Com tantas opções é preciso escolher bem. Para a nutricionista Aline Soares de Oliveira Alves, o negócio é ficar de olho principalmente na gordura. Com o lombo liberado agora é só aproveitar, confirma o empresário Vicente de Paula Bernardes.
Mas ainda segundo a nutricionista, a carne de porco não deve ser consumida todos os dias. O ideal é intercalar com uma carne branca, peixes ou aves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário